domingo, 27 de dezembro de 2009


Nego D’água

Esta é uma história comum entre as pessoas ribeirinhas, sendo muito difundida entre os pescadores da região, dos quais muitos dizem já tê-lo visto. Segundo a lenda, o nego d’água costuma aparecer para pescadores e outras pessoas que estão pescando ou navegando no rio. Não existem evidências de como surgiu essa lenda, e o que sabe é que o nego d’água só habita o rio e raramente sai dele, sendo sua maior atividade a de amedrontar as pessoas que por alí passam, seja partindo anzóis de pesca, furando redes, dando susto em pessoas embarcadas, e coisas desse tipo. Suas características físicas são peculiares: ele seria a fusão de um homem negro e alto com uma criatura anfíbia, e por isso apresenta nadadeiras, sua cor é a do pó, e tem a pele do corpo coberta de escamas.


O Vale do São Francisco é a região que margeia o rio São Francisco nos estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.
É uma área fértil e que tem recebido diversos investimentos em irrigação federal e governamental. Tornou-se um importante produtor de frutas e hortaliças. A subregião que mais se desenvolve é aquela compeendida pelas cidades de Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco) que se tornou o maior conglomerado urbano do Semi-árido.
Situado entre Pernambuco e Bahia, caminha para ser um dos importantes produtores vitivinícolas do país. Responsável por 99% da uva de mesa exportada pelo Brasil e pela produção de 5 milhões de litros de vinho por ano, o vale vem se destacando como modelo de desenvolvimento para o Nordeste. A vinicultura pernambucana/baiana já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas no Vale do São Francisco, única região do mundo que produz duas safras e meia por ano.


Juazeiro está localizado numa área de clima árido e semi-árido, com alto risco de seca e que o período chuvoso ocorre entre os meses de novembro e março, ou seja, no verão.
A precipitação média anual está nos 399 mm, podendo variar dos 1055 aos 98 mm. E a temperatura média anual é de 24,2°C, mas pode atingir a máxima de 46,6°C e a mínima de 20,3°C.




Presidente Dutra é uma ponte que liga os municípios de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro na Bahia. Foi construída na década de 50. Tem um tráfego diário de cerca de 35 mil veículos e extensão de 801 metros sobre o Rio São Francisco.
A Presidente Dutra foi a segunda ponte em concreto protendido (concretos com fios ou cabos de aço especiais de protensão) do Brasil. A execução foi feita por um consórcio entre a firma brasileira Estacas Franki Ltda. (de origem belga) e a firma francesa Entreprises Campenon Bernard. O projeto foi concebido por Eugéne Freyssinet e o cálculo foi desenvolvido na França, por sua equipe. A concorrência para execução desta ponte foi em maio de 1949.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


O Vapor Saldanha Marinho, popularmente conhecido como "Vaporzinho", foi a primeira embarcação movida a vapor a navegar pelas águas do Rio São Francisco, a partir do final do século XIX. Foi trazido diretamente do Rio Mississipi, nos Estados Unidos, e navegou pelo Rio São Francisco até a década de 1970, quando foi aposentado e colocado na parte comercial da Orla Fluvial de Juazeiro.Por cerca de duas décadas, serviu como restaurante e pizzaria, mas nos últimos anos estava completamente abandonado e depredado. Foi então que, a cerca de 1 mês, a Prefeitura de Juazeiro resolveu tirá-lo da parte comercial da Orla Fluvial e colocá-lo na Nova Orla Fluvial, onde era o porto fluvial da cidade.
Essa foi mais uma parte da história de Juazeiro!!

Sejam bem vindos


Com o intuito de apresentar a cidade que sediará a CONJEB 2010, criamos este blog para divulgar imagens e informações para vocês que passarão 4 dias de muita emoção e alegria aqui conosco!!!!